1989A MONTAGEM DO SPEED  77


PRIMEIRA FOTO TIRADA EM TARUMÃ DO SPEED77, ANTES DA PRIMEIRA TOMADA DE TEMPO, COM CHUVA.

               "A montagem do 77, foi uma fase muito complicada, a mais dura e cansativa na minha carreira, pois a grana era muito curta, mas o sonho era muito longo.

                O primeiro passo era comprar um carro. Encontrei um Fusca de rua de um mecânico chamado Renato, que tinha uma pequena oficina na Av. Érico Veríssimo, quase esquina com a Ipiranga. O nome da oficina era Multi Serviços.



       SPEED77 PRIMEIRAS CORRIDAS EM TARUMÃ


         Com o Fusca comprado eu não tinha um carro de passeio para andar na rua, andava de ônibus para poder ir trabalhar, mas o mais importante para mim era ter meu carro de corrida e assim pegava o ônibus e ia procurar alguma oficina que arrumasse o meu carro.

        Tinha uns amigos que rebocavam meu carro para levar de oficina em oficina, e "implorar" que preparasse meu carro para que eu pudesse realizar meu sonho, mas com um "pequeno detalhezinho": tinha de ser de graça, pois eu não tinha grana. Cansava de sair do serviço e ir nas oficinas e ao chegar lá, a decepção, o carro estava do mesmo jeito que deixava a dias dias atrás. Tristeza, decepção e raiva era o máximo que conseguia nessas oficinas.



OS AMIGOS QUE REBOCAVAM O SPEED77 PARA MIM, O RENATO É O A ESQUERDA DE ÓCULOS

              Um dia lembrei do mecânico que me vendeu o carro e fui na oficina dele ver se ele "terminava" meu carro para que eu pudesse correr e ele concordou. Foi o primeiro que estendeu a mão para mim e não me enrolou, apenas me falou que não entendia nada de preparação para corrida. Lembro que comentei com ele: você entende de carro de rua, me serve, vamos lá. Combinamos de depois do expediente dele eu saia do meu serviço e ia na oficina dele e trabalhávamos até a meia noite. Comia um xisburguer, horrível, em pé, em um trailer que tinha na própria Érico Veríssimo. Levava um outro pro meu amigo e começávamos a "mexer" no carro, sempre com o regulamento preso na parede de madeira da oficina.




RENATO TENTANDO ACERTAR A CARBURAÇÃO, ARROMBAVA OS ESGUICHOS....BRIGA FEIA, SÓ DE JOELHOS MESMO.


       Muitas vezes um ia ler o regulamento e não entendia, chamava o outro e também não entendia, riamos e fazíamos da maneira que achávamos que era, e lembro que uma
vez ainda comentei com ele: Renato, vamos fazer como entendemos, ninguém é louco, tu achas que vão protestar meu carro e abrir o meu motor??? Assim conseguimos deixar o 77 mais ou menos parecido com carro de corrida. E lá fomos para a primeira corrida, no peito e cheio de orgulho.




ALINHADO NO GRID, PRIMEIRA CORRIDA, LUVAS DE GOLEIROS......PENSAMENTO ???....." MEU SONHO DE MENINO,  REALIZADO "


        Ao chegar, o pessoal olhava meio estranho pro meu carro, não sei se era porque meu carro era o único que tinha forração no teto, ou se era pela minha suspensão, completamente retinha, sem cambagem nenhuma nas rodas dianteiras e a traseira bem alta.




O SPEED77 EM TARUMÃ, O PAINEL DE INSTRUMENTOS, FOI FEITO DE UM FUNDO DE LATA DE TEENER

                Eu não cheguei a ver, mas eu acho que quando passei na reta na primeira volta com chuva, todo mundo deve ter ido para a mureta ver como eu ia fazer a Curva 1. A minha sorte era que meu motor não empurrava nada, era um motor de rua, piorado.





SPEED77 ERA ESTRANHO,TODO ERRADO, MAS ESTAVA LÁ


               No sábado, para tomada de tempo, chuva, dia escuro, perfeito para quem era piloto experiente. Não tem nada, vamos lá, eu nem sabia como era o ritual pra entrar na pista para tomada de tempo, não sabia se era por ordem de número do carro, ou inscrição. Resolvi seguir o carro que ia na minha frente e fui... Entrei na pista e a chuva caindo.

             Nunca tinha andado na pista de Tarumã, pois o meu curso de pilotagem foi em Guaporé. A parte que se enxerga da arquibancada tudo bem, mas eu não entendia e não sabia como era a pista ali na Curva 9, pois nunca tinha visto ali pelo kartódromo. Esse foi meu primeiro contato com a pista de Tarumã.






                CONSERTANDO O CARRO DEPOIS DE BATER NA CURVA 1.

                     VIRANDO A NOITE PARA PODER VOLTAR NO DOMINGO

           Na segunda prova eu não fiz tomada de tempo no sábado, nem fomos para o autódromo, pois tinha coisas para fazer no carro.

           Nessa época corria o "Guto Furst", com o Fusca 40 da Parks e quem preparava o carro era o Paulo Ferreira da Mecânica MC na Aparício Borges e o Guto morava na Av. Érico Veríssimo, a uma quadra da oficina onde eu o Renato trabalhávamos no 77.




TIREI ESTA FOTO NO DOMINGO, DIA DA PRIMEIRA CORRIDA, DEPOIS DO ACIDENTE NA CURVA 1, POR VIA DAS  DÚVIDAS, NÃO SEI SE TEREI CARRO DEPOIS, O ACIDENTE NA CURVA 1 FOI FEIO, BATIDA DE TRASEIRA NOS FERROS.



           O Paulinho Ferreira, anos depois, veio a preparar o Speed 11 e foi com quem obtive os melhores resultados e bons resultados também tive com meu outro preparador do Speed 11, que foi o João Mascarelo de Viamão. Esses foram meus dois únicos preparadores.


          Ele entrou na oficina umas 9 horas da noite, conversou com a gente, comentou que tinha feito a pole, deu umas dicas para nós e foi embora, dizendo que esperava nos ver no dia seguinte em Tarumã. No dia seguinte lá estava eu, chegando com o carro rebocado pelos amigos e perguntando quem era o último colocado e que eu iria largar atrás dele, pois não tinha feito tempo no sábado.



O PAULO FERREIRA APARECE LA ATRAS,ABAIXADO, TRABALHANDO NO CARRO 


        QUEM FOI PAULO FERREIRA (PAULINHO)                                                                


            "Ele foi meu preparador, meu pai, meu amigo. Quando ele foi preparar o meu Speed 11 ele me disse: Brum, vou te ajudar e preparar teu carro, pois tinha muita pena de você, pois via teu sofrimento com aquele Fusca 77, completamente errado. Várias vezes te vi aqui na oficina sentado no carro do Guto sonhando.

            Depois que parei de correr, todos os anos eu ia em sua casa no dia 31 de Dezembro dar um abraço e um beijo na única pessoa que me ajudou no automobilismo.
Sempre que voltava a sonhar em pilotar, pensava no meu "Velho", que era como eu o chamava, para preparar meu carro novamente. E eu sentia que seus olhos brilhavam quando eu falava em voltar a pilotar.

           Nesse ano de 2010, no dia 31 de Dezembro encontrei sua oficina fechada. Pensei que ele estava na praia. Retornei dia 5 de Janeiro para cumprir meu ritual de todos os anos e dar meu abraço e meu beijo no meu pai no automobilismo. Uma vizinha me falou que ele faleceu em Setembro de 2010".

           A minha esposa começo a me cobrar, que morávamos em um apartamento que não estava pago, e que se me acontecesse alguma coisa, ela não iria ficar bem.

         Fui na garagem onde guardava o 77 e fiquei olhando para ele, e pensando...putz cara, minha esposa tem razão, vou ter que vender você, mas não cometerei o erro
de comprar um carro de rua todo ruim, vou comprar um carro já pronto, andando, de preferência de ponta.

Resolvi vender o Fusca, coloquei um cartaz no mural da FGA, pedi Cr$ 5.000,00, e pensei que não conseguiria vender por esse preço, um carro sem história no
automobilismo

       Senti como se estivesse vendendo meu próprio filho. Entreguei o carro para o pessoal, fechei a porta da garagem sem olhar para trás.

Sabi que com ele, não conseguiria bons resultados.





A ULTIMA NOTICIA QUE TIVE DO SPEED77... MEUS AMIGOS QUE REBOCAVAM ELE PARA MIM, ME FALARAM  QUE VIRAM ELE NUM FERRO VELHO NA ESTRADA, PERTO DE GUAPORÉ, TINHA SIDO CAPOTADO.


              Passei longos dois anos e alguns meses sonhando novamente todos os dias com meu retorno às pistas, mas com uma mentalidade e conhecimento muito diferente.

As vezes passava na Oficina do Paulinho, e sentava no carro do Guto, para matar a saudade.

              Em 1992 comprei minha casa, onde moro ainda hoje, e disse a minha esposa: pronto, aí está a casa que você queria, está paga, agora vou tratar de voltar a correr... Ela apenas comentou: meu Deus, vai começar tudo de novo... Eu disse: não, agora vai ser diferente, não cometerei os erros que cometi com o 77.

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              Olhando os classificados de Zero Hora , na parte de Fuscas, em Outubro de 1992, vejo o seguinte anúncio: VENDO FUSCA DE COMPETIÇÃO, SPEED 11, tratar com JOÃO SILVA. Meu Deus, era tudo o que queria encontrar no jornal".

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. MUITO LEGAL TUA HISTÓRIA E DA FUCA 77! PARABÉNS!

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  3. Brum,
    Achei muito bom o teu blog...
    Meu nome é Endrigo, soou um apaixonado por corridas, e principalmente por speeds.
    tenho 36 anos hoje, mas comecei ir ao tarumã com 10 anos ( com meu tio Speto, provavelmente lembre dele )e tenho muitas saudades daquele tempo.
    comecei a ler o teu blog e com certeza lerei todo, pois viajei no tempo!
    parabéns, pois fica fácil contagiar aos outros quando se fala com autoridade e paixão pelo que se faz.
    grande abraço
    Endrigo de Castro
    endrigo@madebox.com.br

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  4. Endrigo

    Lembro sim do Speto..

    um grande abraco, e se veres ele, diz que mandei um abraco a ele.

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